Mais Lidas

Acabou o mingau

Drone ajuda polícia a capturar miliciano 'Maizena'

Jonatas Cristiano dos Santos, conhecido como Maizena
Jonatas Cristiano dos Santos, conhecido como Maizena -

Apontado como o segundo homem na hierarquia de uma das maiores milícias da Baixada Fluminense, Jonatas Cristiano dos Santos, conhecido como 'Maizena', foi preso ontem durante ação da 64ª DP (São João de Meriti), no conjunto habitacional Venda Velha 01, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

De acordo com a polícia, 'Maizena' vinha sendo monitorado há quatro semanas com ações de inteligência, que contaram até com um drone para monitorar sua movimentação.  

O grupo paramilitar, intitulado de 'Milícia do Cabral', começou a ser investigado depois que um adolescente de 17 anos sobreviveu a uma tentativa de triplo homicídio, em março de 2016, em Belford Roxo, pelos milicianos que se instalaram na região.

Em agosto de 2017, nove pessoas foram presas por suspeita de integrarem o grupo, que era liderado pelo policial militar reformado Manoel Cabral Queiroz Junior, o 'Cabral'. No total, 32 pessoas foram investigadas, entre elas PMs do Batalhão de São João Meriti (21º BPM), por formação de milícia privada, extorsão, tráfico de armas e munições, corrupção ativa e passiva, agiotagem e vários homicídios. Dez dos identificados respondem por 18 homicídios ou tentativas de homicídio.

Crime dá origem à investigação

Em 28 de março de 2016, na Rua Estrada Piranema Amapá, em Duque de Caxias, um jovem de 17 anos foi encontrado vivo por caminhoneiros, agonizando, com um tiro no pescoço. Ele disse que foi capturado, junto com dois amigos, no bairro Lote XV, em Belford Roxo. O trio, que estava com uma réplica de pistola, foi levado algemado para uma casa e baleado. Só ele sobreviveu. Os responsáveis pelo crime foram milicianos do grupo de 'Cabral'.