Mais Lidas

Moradores prejudicados

Niemeyer fica fechada até sair laudo atestando a segurança

Avenida Niemeyer é interditada após determinação da Justiça
Avenida Niemeyer é interditada após determinação da Justiça -

Moradores do Vidigal e da Chácara do Céu estão apreensivos com os efeitos da interdição total da Avenida Niemeyer, ocorrido ontem por determinação do Tribunal de Justiça (TJ), após pedido do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ). Segundo eles, o fechamento, além de causar transtornos nos deslocamentos, poderá comprometer o abastecimento de alimentos e produtos básicos nas duas comunidades. Eles já começaram a colher assinaturas para um abaixo-assinado propondo que só o trecho entre São Conrado e Vidigal seja fechado para obras.

Os moradores querem que a Prefeitura disponibilize vans entre a entrada do Vidigal e a estação do metrô Antero de Quental, no Leblon, na Zona Sul.

Uma das moradores mais antigas da comunidade, a aposentada Ozidete Alves da Silva, de 73 anos, deixou de sair de casa por causa das interdições e perdeu exame médico na Associação Brasileira Beneficentes de Reabilitação (ABBR), no Jardim Botânico. "Faço tratamento para coluna e joelho. No dia que eles fecharam tudo, não consegui ir. Com a minha idade, já não consigo fazer as coisas a pé", contou.

Comerciantes já começam a sentir a falta de produtos. Segundo eles, muitas empresas não estão entregando mais depois das primeiras interdições. É o que diz Marcos André, dono de uma loja de material de construção. "Agora há pouco um representante comercial me ligou e disse que não vão mais entregar. Todos estão apavorados. Não sabemos o que será a partir de agora", disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que, com o fechamento da Avenida Niemeyer, as 13 linhas de ônibus e uma de van seguirão pela Autoestrada Lagoa-Barra. O prefeito Marcelo Crivella (PRB) informou que vai recorrer da decisão. "Vamos a uma instância superior para tentar cassar a liminar e o povo poder usar a avenida", afirmou.

Avenida Niemeyer é interditada após determinação da Justiça Cléber Mendes
Niemeyer foi fechada na tarde desta terça Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Via ficará fechada até que perito de confiança do TJRJ constate a segurança da via Daniel Castelo Branco / Agência O Dia