Mais Lidas

Saída pelos aplicativos

Estudo aponta crescimento no número de trabalhadores em serviços de entregas

Mesmo com sensível queda nos índices de desemprego e aumento de contratações com carteira assinada, o número de trabalhadores por conta própria segue em ascensão no país. Diante desse cenário, traçado em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), analistas do órgão apontam para uma possível mudança estrutural no mercado de trabalho provocada pela chamada "economia dos aplicativos", que passou a gerar renda para milhões de brasileiros.

A análise do instituto que chamou atenção para a nova dinâmica foi apresentada na Carta Conjuntural para o 4º trimestre deste ano, divulgada no dia 12. No estudo, verificou-se que o segmento de transportes foi o que registrou maior aumento de participação de trabalhadores por conta própria no 3º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2018: 17,5% ou 312.622 trabalhadores no país. Hoje, o segmento, que engloba os serviços de entrega de alimentos e transporte de passageiros por aplicativo, gera renda para dois milhões pessoas, segundo o Ipea.

"Mesmo com o mercado em recuperação, verificamos aumento de trabalhadores por conta própria especialmente no segmento de transportes. Acreditamos que seja reflexo da consolidação dos aplicativos. O crescimento de pessoas trabalhando nesses serviços está relacionado à mudança de comportamento dos consumidores e às dificuldades de conseguir emprego", aponta a pesquisadora Andréia Lameiras, do Ipea.