Mais Lidas

Baixada ganha o mundo

Estudo da Firjan aponta a região como a campeã do estado em exportações

A Baixada Fluminense é campeã! Sim, a região teve Duque de Caxias como o principal destaque em exportações, segundo o estudo 'Rio Exporta Semestral', divulgado na última semana pela Firjan. Foram US$ 6,6 bilhões em exportações no primeiro semestre deste ano, um aumento de 350% em relação ao mesmo período de 2018. Ainda segundo o estudo, a balança comercial do estado neste ano teve superávit de 4,4 bilhões de dólares nas relações comerciais com outros países, graças, principalmente ao desempenho das empresas da Baixada.

No Polo Petroquímico de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, a empresa Nitriflex foi uma das que ampliaram contato com clientes no exterior para manter as contas no azul. A empresa produz borrachas e polímeros especiais para indústrias.

"Logo no início da crise, em 2013, passamos a bater na porta dos clientes estrangeiros. Esse trabalho, aliado ao esforço operacional para reduzir custos, começa a dar resultado agora. Neste ano, aumentamos as exportações em 20% e, para o ano que vem, a expectativa é crescer 40% em volume de vendas para o mercado externo", diz Alexandre Fagundes, gerente de planta industrial da Nitriflex, que exporta metade de sua produção para Estados Unidos e China.

Para Fagundes, a alta do dólar também influenciou no aumento das exportações. "Foi possível baixar o preços, o que é importante, sobretudo na relação comercial com a China", explica.