Mais Lidas

Indústria fora da caixa

Práticas inovadoras estão possibilitando melhores resultados a empresas fluminenses

Mesmo depois de descartados no aeroporto de Guarulhos (SP), os pneus dos aviões ainda viajam até o Rio e, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana, se transformam em solas de tênis pela empresa Caíques Sapatos Artesanais. A redução de impacto no meio ambiente é um dos resultados que a indústria fluminense está alcançando com os investimentos em inovação, como apontou pesquisa inédita da Firjan. Das 333 empresas analisadas no estado do Rio, 59,5% adotaram práticas inovadoras nos últimos três anos.

Sapato Vegano

A inovação, revelou o estudo, está ajudando as indústrias a seguirem ativas e conquistarem novos mercados. Do total das empresas analisadas, 66% apontaram impactos positivos nos negócios com a adoção de novos métodos. Em Lumiar, após o solado de pneu de avião, a Caíques investe agora no sapato vegano.

"A demanda dos consumidores por produtos que não levem nenhum componente de origem animal só cresce. Foi o que nos motivou a lançar uma linha em que o couro é substituído por um tecido reciclado, feito com garrafas pet e algodão. Estamos tendo uma resposta positiva", diz Iasmine Bon, diretora da Caíques.

Sem glúten e lactose

O crescimento da mesma demanda é o que motiva a Artesanal Produtos Naturais, de Jacarepaguá, Zona Norte do Rio, a investir e testar novos ingredientes para doces e salgados. A empresa, que originalmente produz alimentos integrais, diversificou a fabricação para incluir itens sem glúten e sem lactose.

"Avaliamos constantemente novos ingredientes para entregar produtos cada vez mais saudáveis. No momento, estamos testando o ponto certo para o pastel feito com massa de arroz", conta Leonardo Torres, gerente comercial da empresa.

Em Itaboraí, a Riomix Argamassas passou a incluir os sacos descartados pelo cliente final na mistura para a fabricação de nova argamassa. "Além de contribuir com o meio ambiente, melhoramos a aderência do produto", explica o diretor Rafael Vieira.