Mais Lidas

Momento de economizar

Lojas, redes de varejo e internet terão descontos até domingo na Semana do Brasil

A C&C Casa&Construção participa da Semana do Brasil com descontos de até 50% no e-commerce
A C&C Casa&Construção participa da Semana do Brasil com descontos de até 50% no e-commerce -

Os descontos e promoções da Semana Brasil, espécie de Black Friday brasileira, que movimentam lojas, shoppings, redes de varejo e hotelaria desde a última sexta-feira, continuam até o próximo domingo, dia 15. Idealizada pelo Governo Federal, a campanha conta com mais de 4,6 mil empresas participantes em todo Brasil e tem promoções de até 80% nos preços. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo, a iniciativa visa estimular a economia em um mês sem data comercial e tradicionalmente mais fraco em vendas. 

De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio de Análises e Pesquisas (IFec RJ), a maioria dos consumidores interessados em adquirir produtos durante essa semana deve comprar eletrônicos (79,1%). Mas os que querem roupas, calçados e acessórios (66,6%) e eletrodomésticos (64,8%) é outra que representam boa parcela. Também é o caso dos artigos de uso pessoal e domésticos (49,3%), itens de alimentação (46,8%), livros e artigos de papelaria (38,4%).

Quando questionados sobre o motivo para aproveitar a Semana do Brasil, a maioria considera positivo o distanciamento das festas de fim de ano — caso de 17,6%. A consulta foi feita com 500 pessoas, entre os dias 5 e 8 de agosto.

Segundo o consultor de varejo Marco Quintarelli, a ideia é gerar um evento nacional de descontos. "Trazer a nacionalidade e uma movimentação entre um dos meses mais fracos de vendas, para movimentar a economia. É um mês atrativo também porque haverá a liberação de recursos do FGTS", explica.