Mais Lidas

Cursos tecnólogos em expansão

Modelo de graduação atende às novas demandas do mercado de trabalho

UVA lança seis novos cursos
UVA lança seis novos cursos -

Os cursos de graduação superior tecnológica, também chamados de tecnólogos, estão inseridos numa modalidade alternativa à licenciatura e ao bacharelado, e seguem em franca expansão no segmento de educação no país. A avaliação é de Ricardo Luz, coordenador dos cursos de Gestão de RH da UniCarioca, que oferece as seguintes formações superiores tecnológicas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Redes de Computadores.

Para o professor, alguns fatores explicam o crescimento desse modelo de ensino. O principal, seria a formação técnica e específica com foco nas principais demandas do mercado de trabalho, além do tempo de estudo reduzido. Segundo Luz, os cursos de graduação superior tecnológica acompanham as transformações do mercado e se adaptam às novas competências exigidas nos mais diversos campos do conhecimento.

"Enquanto a graduação tradicional foca em elementos teóricos e conceituais, a tecnológica privilegia o desenvolvimento de competências profissionais específicas para atender, de forma objetiva, às demandas do mercado e às múltiplas profissões que foram surgindo com o desenvolvimento econômico do país", explica Luz.

A Universidade Veiga de Almeida também aposta no modelo de ensino mais enxuto. No próximo semestre, seis novos cursos superiores tecnológicos serão lançados: Ciência de Dados, Produção e Gestão de Eventos, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão em Segurança Privada, Produção  Multimídia e Sound Design. Todos eles têm duração de dois anos. "Buscamos constante atualização, tanto nos projetos pedagógicos já existentes, quanto no lançamento de cursos para atender demandas de novas profissões", diz Davino Pontual, diretor de Marketing da UVA.