Mais Lidas

Veto ao plástico inspira negócio

Casal lucra na internet com canudos de bambu

As primeiras 500 unidades, feitas de forma artesanal, foram vendidas pelo site em menos de um mês
As primeiras 500 unidades, feitas de forma artesanal, foram vendidas pelo site em menos de um mês -

A proibição do uso de canudos de plástico em bares e restaurantes do Rio, lei que entrou em vigor em julho passado, representou uma oportunidade de negócio para o casal Aline Ramos e Daniel Drummond, de Niterói. De forma artesanal, eles passaram a produzir canudos de bambu, que podem ser reutilizados. As primeiras 500 unidades foram vendidas em menos de um mês. O segundo lote prevê mil unidades.

"Escolhemos trabalhar com o bambu porque ele se degrada com mais facilidade no meio ambiente. Ao contrário do inox, que vem sendo utilizado para produzir canudos em substituição os de plástico, mas demora muito mais tempo para se decompor", explica Aline.

Os canudos de bambu são vendidos pelo site É Coisa Bio, que foi criado por Aline em 2015. O portal comercializa cosméticos, produtos de higiene e de limpeza que tenham produção orgânica e sustentável. Os canudos de bambu são o primeiro produto próprio de Aline e Daniel.

Segundo ela, além de ser sustentável, o bambu tem uma resistência natural contra bactérias. "O bambu tem um bactericida natural e, no nosso processo de produção artesanal, tomamos cuidado para não eliminar essa propriedade", diz Aline.

A maioria dos clientes são pessoas físicas. Mas estão começando a surgir os pedidos de empresas, que querem ter suas marcas gravadas nos canudos de bambu. Segundo Daniel, a ideia é produzir itens personalizados para hotéis e eventos como casamento e formaturas. A próximo lote de produção terá mil unidades.