Mais Lidas

Conexão por soluções

Profissionais se reúnem em busca de ideias para minimizar o impacto das enchentes

Em cinco dias de imersão, programa vai reunir 10 grupos formados por designers, programadores e meteorologistas
Em cinco dias de imersão, programa vai reunir 10 grupos formados por designers, programadores e meteorologistas -

A empresa portuguesa Fábrica de Startups, inaugurada no dia 8 deste mês no bairro Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio, organiza o Cidades Inteligentes. O evento tem como objetivo criar projetos que ofereçam suporte em situações de impacto em vias de alta mobilidade, hospitais, comércios e residências. No encontro, que termina hoje, um grupo de 40 brasileiros pensa soluções para auxiliar as autoridades na gestão de crises em cenários de chuvas e alagamentos na cidade do Rio.

Os participantes foram divididos em 10 grupos de quatro pessoas, formado por designers, programadores e meteorologistas. O melhor modelo de negócio receberá um mês de mentoria, além de ser apresentado na primeira edição do Demoday da aceleradora, marcada para o próximo mês. "Nos dois primeiros dias da imersão, os grupos se dedicaram à identificação dos problemas ligados ao tema. Nos dias seguintes, buscaram as soluções. No último dia, eles mergulham na parte operacional e prática do projeto", explica Bruno Castello, diretor de operações da Fábrica de Startups.

Mas os planos da empresa não se limitam apenas ao evento. Com um investimento de R$ 5 milhões, a expectativa dos organizadores é que sejam aceleradas cerca de 130 startups a cada ano na sede da empresa.

Referência no assunto

O espaço onde funciona a Fábrica de Startups conta com cerca de 3.700 metros quadrados, agora à disposição do evento. Destaque para a palestra 'Reinventando o Rio através da inovação', ministrada pelo professor Shawn Amsler, especialista em desenvolvimento imobiliário da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Vale lembrar que o tema é o propósito da Fábrica de Startups ter se instalado na cidade.

Melhor modelo de negócio será premiado com um mês de mentoria na própria aceleradora Divulgação
Em cinco dias de imersão, programa vai reunir 10 grupos formados por designers, programadores e meteorologistas Divulgação
Chuva alaga ruas no bairro do Jacaré, Zona Norte Maíra Coelho / Agência O Dia