Mais Lidas

O 'upgrade' da cachaça

Opções à tradicional caipirinha viram alternativas rentáveis para bares do Rio

Explorer fez uma releitura do negroni italiano para participar do Festival Cachaças do Rio
Explorer fez uma releitura do negroni italiano para participar do Festival Cachaças do Rio -

Os bares do Rio estão trabalhando novas possibilidades de conquistar clientes e lucros à base da cachaça, para além da tradicional caipirinha. Representantes de 20 estabelecimentos da cidade criaram opções exclusivas que misturam a bebida tipicamente brasileira com cerveja, refrigerante, espumante e até com café. O 'Festival Cachaças do Rio Coquetelaria e Gastronomia' contou com oito marcas patrocinadoras, todas do Estado do Rio, que é o segundo maior exportador do nosso destilado. Os drinks foram harmonizados com petiscos em combinações que, durante o evento, foram avaliados por um grupo de jurados. Os vencedores do festival, que terminou ontem, serão anunciados no dia 4 de dezembro. Alguns dos estabelecimentos participantes pretendem manter as novidades nos cardápios.

"Para mim e para todas as casas, o festival foi um sucesso. Os clientes se surpreenderam com as bebidas que preparamos. No meu caso, juntando cachaça, cerveja e café no mesmo drink", explica o barista e especialista em cachaça Yansel Galindo sobre o drink 'O Bom da Carioca', do Café do Bom Cachaça da Boa, no Centro. A bebida, que ainda leva licor de cacau e clara de ovo pasteurizada, é servida com um petisco de fatias finas e pequenas de queijo emental com casca de laranja.

Em suas criações, os estabelecimentos investiram em suas especialidades. Se o bar de Yansel apostou no café, um dos carros-chefes da casa, o Canastra Bar, de inspiração francesa, criou uma bebida que mistura espumante com cachaça e frutas. O drink se chama 'Ela' e tem tom rosa devido à mistura com xarope de hibisco. O petisco que o acompanha é o Gravlax de Salmão. "Ele também é único, pois leva a mesma cachaça em sua composição", diz Ariny Bianchi, gerente-geral do Canastra Bar, em Ipanema.

Para ele, que atende principalmente clientes estrangeiros em seu estabelecimento, o evento contribui para a divulgação internacional da cachaça brasileira. "Quanto mais opções de drinks com cachaça tivermos, mais presença ela terá no mundo".

Explorer fez uma releitura do negroni italiano para participar do Festival Cachaças do Rio Fotos Berg Silva/Divulgação
No Canastra Bar, o barman Zurriê criou o drink 'Ela', que mistura cachaça e espumante Fotos Berg Silva/Divulgação
O drink 'Bom Motivo', do Café do Bom Cachaça da Boa: cerveja, café e cachaça Fotos Berg Silva/Divulgação