Mais Lidas

Erdogan visita Venezuela

Turquia pode investir em petróleo

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, começou ontem uma visita a Caracas para assinar acordos de cooperação com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que enfrenta uma severa crise econômica e um isolamento regional.

As relações entre Venezuela e Turquia se estreitaram nos últimos anos, principalmente por conta das sanções impostas pelos EUA à Venezuela e a Maduro. Erdogan criticou "os ataques e sabotagens" contra o país petroleiro e afirmou que a "Turquia está ao lado da Venezuela nisso".

Sem mencionar os EUA, Erdogan insistiu que "as restrições comerciais e as sanções estão erradas", e alertou que aprofundam as "instabilidades".

Ancara também mantém uma relação tensa com a Casa Branca, à qual pede a extradição do clérigo Fethullah Gülen, acusado por Erdogan de orquestrar o frustrado golpe de estado de 2016.

Com a produção de petróleo abalada, Maduro convidou a Turquia, assim como outros parceiros internacionais, a investir na exploração mineral no país.

Em 8 de julho, Maduro foi à Turquia para assistir a posse de Erdogan, no poder desde 2003, para um novo mandato de cinco anos.