Mais Lidas

Chamas matam 6

Prédio pega fogo e vítimas pulam pela janela

Seis pessoas, incluindo crianças, morreram ontem num incêndio em um prédio na cidade de Soleure, no noroeste da Suíça, que parece ter sido causado pelo uso indevido de "itens para fumar". Segundo comunicado da polícia local, uma pessoa foi presa.

"Havia mais de 20 pessoas no prédio, a maioria das quais foi evacuada com a ajuda dos bombeiros. Os serviços de emergência chegaram tarde demais para seis pessoas, incluindo crianças", diz o texto, informando que o prédio ao lado também foi evacuado por precaução.

Algumas das pessoas atendidas tiveram que ser hospitalizadas. "Segundo os primeiros elementos, o fogo foi declarado nos andares inferiores e provocou uma considerável fumaça", informou a polícia, que agora busca determinar suas causas.

Um funcionário de uma agência dos Correios situada perto do imóvel incendiado declarou que no local viviam solicitantes de refúgio. Segundo o funcionário de uma cafeteria do bairro, há eritreus entre as vítimas.

"No início, achei que houvesse muita névoa. Depois vi uma luz azul e ouvi as sirenes", contou um morador, explicando que, depois, ouviu gritos de pessoas presas no edifício. O prédio que pegou fogo fica no centro de Soleure. Sua fachada resistiu às chamas, mas o interior dos apartamentos foi bastante afetado.

O prefeito de Soleure, Kurt Fluri, disse estar profundamente abalado. "Sinto muitíssimo. Estou com os familiares e espero que os feridos se restabeleçam rapidamente", afirmou.

Segundo ele, a fumaça foi "problemática". "Não dava para escapar. Parece que alguns pularam pela janela", concluiu ele.