Mais Lidas

mais econômico do país

Onix hatch chega com motor aspirado que bebe menos que o Renault Kwid

Interior tem design que remete ao irmão maior e mais caro Cruze
Interior tem design que remete ao irmão maior e mais caro Cruze -

A segunda geração do hatch compacto mais vendido do país — o Onix — acaba de ser lançada pela Chevrolet. Maior, com duas opções de motor, sendo um aspirado 1.0 e o outro turbo de mesma litragem, o modelo chega em quatro versões: Onix (de entrada), LT, LTZ e Premier, com preços a partir de R$ 48.990.

Como na versão Plus, o novo Onix hatch terá dois motores. A maior novidade fica por conta da eficiência energética da nova geração do aspirado Ecotec 1.0 de três cilindros, que estreia no hatch e rende 82 cv de potência, com 10,6 kgfm de torque. Com um cilindro a menos, o novo propulsor entrega 2 cv e 0,8 kgfm a mais de força. Além de força, a novidade também ganha em eficiência.

De acordo com a Chevrolet, o Onix 1.0 aspirado faz 13,5 km/l na cidade e 16,6 km/l em estrada — o campeão, até então, neste quesito era o subcompacto Renault Kwid, com 10,8 km/l (ciclo urbano) e 15,6 km/l (rodoviário). O motor turbo, já antecipado no Onix Plus, rende ao hatch os mesmos 116 cv e 16,8 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual ou automático de seis velocidades.

Se os motores chamam atenção, o aumento no espaço interno nem tanto. A novidade tem 4,16 metros de comprimento (23 cm a mais que o Joy), os mesmos 1,73 m de largura do sedã e 2 cm a mais de entre-eixos que o Joy (2,55 m, ante 2,60 m do novo sedã). A altura foi mantida em 1,47 m, mas o porta-malas cresceu tapenas 2 litros. A contagem levou a capacidade de 289 l para 291 l.

Outra mudança destacada pela montadora está mais escondida. Trata-se de um acerto de suspensão diferente do utilizado no sedã. Segundo a Chevrolet, foi adicionada carga aos amortecedores e reduzida a assistência na direção elétrica, o que proporciona uma experiência de condução diferente.

A lista de equipamentos do Onix também chama atenção. De série, o modelo já oferece seis airbags, controles de tração, estabilidade e assistente de rampa. Apoio de braço, rádio e três saídas USB, sendo duas delas para o banco traseiro, completam a lista.

Interior tem design que remete ao irmão maior e mais caro Cruze Dilvulgação
Novo Onix eleva o nível dos hatchs e entrega comportamento exclusivo fotos :Lucas Cardoso
Novo Onix eleva o nível dos hatchs e entrega comportamento exclusivo Lucas Cardoso
Novo Onix eleva o nível dos hatchs e entrega comportamento exclusivo Lucas Cardoso
Novo Onix com motor aspirado faz 13,5 km/l na cidade. Espaço interno quase não mudou fotos Lucas Cardoso
Novo Onix eleva o nível dos hatchs e entrega comportamento exclusivo Lucas Cardoso
Novo Onix eleva o nível dos hatchs e entrega comportamento exclusivo Lucas Cardoso