Mais Lidas

Subiu de nível

Chevrolet lança segunda geração do Onix com equipamentos de modelos de luxo, mais espaço interno, motor turbo e cinco estrelas em segurança

Bancos dianteiros inteiriços são alternativa para reduzir custo
Bancos dianteiros inteiriços são alternativa para reduzir custo -

Após doses homeopáticas de informação, um sem-numero de flagras e mistério, enfim a Chevrolet apresenta, oficialmente, a segunda geração do Chevrolet Onix e Onix Plus (substituto do Prisma). Montado sobre nova plataforma global da marca, a linha chega maior, com design atualizado, motor 1.0 turbo e muita segurança, mas sem cobrar a mais por isso. Os compactos 2020 terão o mesmo preço do modelo anterior, partindo de R$ 48.990 na versão hatch e R$ 54.990 na sedã.

A plataforma que dá vida aos novos Onix e Onix Plus é chamada de GEM. O modelo é o primeiro no Brasil a utilizar a estrutura, que também chegará em breve à linha do SUV Tracker. Graças a essa mudança, a dupla ficou maior.

No caso do sedã, o ganho foi de 4,1 cm de largura (1,746 m); 7,2 cm de entre-eixos (2,60 m); e 19,4 cm de comprimento (4,476 m). Ainda falando das dimensões, a única medida que piora é a capacidade do porta-malas, que cai de 500 para 468 litros.

A Chevrolet também aproveita a mudança para entrar de vez na atual era dos motores turbo 1.0. Agora, a Onix conta com dois motores de um litro e três cilindros: um com turbocompressor e um aspirado. O primeiro, batizado como Ecotec no Brasil, tem injeção multiponto, 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Já a versão sem a turbina, entrega 82 cv e 10,6 kgfm. Ambos podem ter versões com câmbio manual ou automático de seis marchas. Segundo a Chevrolet, o motor turbo 1.0 da linha Onix faz 17 km/l na gasolina, o que o coloca como o mais econômico da categoria.

Se a linha chama atenção pelas mudanças estruturais e motorização, é no nível dos equipamentos e segurança que o salto fica perceptível. Afinal, itens como os seis airbags, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, chave presencial, carregamento sem fio, wi-fi a bordo e park assist não são itens comuns nesse segmento. É quase como se a Chevrolet dissesse para as concorrentes: "quero ver alcançar agora".

Sem contar que parte deles já está disponível de série. Aliás, foi por isso, e também pelas melhorias de rigidez estrutural, que a dupla sedã e hatch conseguiu nota máxima em segurança na Latin NCap. Feito importante já que na geração anterior o Onix chegou a zerar nos testes de colisão.

Bancos dianteiros inteiriços são alternativa para reduzir custo Divulgação
A dianteira da linha Onix conta agora com ujma grade bipartida mais ampla e faróis mais espichados Lucas Cardoso
A dianteira da versão Premier conta com assinatura em LED, farol com projetores e acabamentos cromados na grade. As rodas são de liga leve e 16 polegadas Lucas Cardoso
Lanternas bipartidas têm assinatura em LED inspirada na Blazer Lucas Cardoso
Mudança de plataforma rendeu 7,2 cm de espaço interno Lucas Cardoso
A dianteira da versão Premier conta com assinatura em LED, farol com projetores e acabamentos cromados na grade. As rodas são de liga leve e 16 polegadas Lucas Cardoso
A versão hatch foi apresentada, mas só chega nas concessionárias da marca em novembro Divulgação
A central multimídia do novo Onix utiliza o mesmo sistema instalado no Camaro Divulgação
O motor 1.0 turbo de três cilindros que rende 116 cv e 16,9 kgfm de torque foi nomeado aqui no Brasil como Ecotec Divulgação
O interior do modelo traz painel com acabamento em plástico Divulgação
A versão hatch foi apresentada, mas só chega às concessionárias em novembro fotos Divulgação