Mais Lidas

O elétrico mais rápido do mundo

Lotus apresenta carro com 2 mil cv capaz de alcançar os 100 km/h em menos de 3 segundos

O Evija será o primeiro modelo fabricado com faróis baixo e alto a laser
O Evija será o primeiro modelo fabricado com faróis baixo e alto a laser -

Imagine ter um carro com a potência de 20 modelos populares. Essa é a realidade do novo projeto da montadora britânica Lotus, o Evija, que terá motorização elétrica capaz de entregar dois mil cavalos. A marca dará ao modelo o título de carro produzido em série mais potente de todos os tempos. O lançamento deve acontecer em 2020.

São, ao todo, dois motores elétricos (um em cada eixo), duas baterias em posição central no carro e um torque assombroso de 173 kgfm, que empurra o modelo até os 320 km/h de velocidade máxima e fazendo com que ele alcance os 100 km/h em menos de três segundos. Tudo isso com uma autonomia para rodar até 434 km por carga.

Para conseguir tais resultados, o modelo também abusa da fibra de carbono em sua estrutura. Graças a essas escolhas, o peso do Evija é de 1.680 kg. A aerodinâmica do carro também é decisiva para os resultados. O Lotus conta com elementos ativos, como aerofólio, que se levanta quando determinada velocidade é alcançada para deixar o modelo ainda mais preso ao chão. Não que o modelo precise. Segundo a Lotus, ele terá uma pequena altura em relação ao solo (10,5 cm).

O Evija promete inovar no quesito conjunto de iluminação ao usar faróis de facho alto e baixo do tipo laser. Os retrovisores substituem os tradicionais espelhos por câmeras retráteis, que só aparecem quando o carro está ligado. As rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira.

Apesar de ser um modelo elétrico, o Evija promete roncos altos. Isso porque a Lotus desenvolveu um ruído virtual que é gerado por um alto-falante dentro da cabine. Isso diminui a sensação esquisita comum nos elétricos, já que eles não emitem som naturalmente.

A recarga do hipercarro elétrico não poderia ser comum já que se trata de um modelo diferenciado. Com ele, é possível recarregar até 80% das baterias em 12 minutos e 100% em 18 minutos. Isso dará a ele, além do título de automóvel mais rápido do mundo, o posto de modelo com o sistema mais rápido de recarga.

Além das inovações e dos marcos, o veículo também será um dos modelos mais caros do mundo. Apenas 150 unidades foram produzidas a um preço de 1,7 milhão de libras (ou R$ 8 milhões em conversão direta).

O Evija será o primeiro modelo fabricado com faróis baixo e alto a laser Divulgação
Traseira tem lanternas de LED em formato irregular, que também tem função aerodinâmica Divulgação
O carregamento total do conjunto de baterias poderá ser completamente recarregado em 18 minutos fotos Divulgação
O carregamento total do conjunto de baterias poderá ser completamente feito em apenas 18 minutos Divulgação
O elétrico da Lotus será o modelo mais rápido do mundo, com aceleração de 0 a 100 km/h em três segundos Divulgação
O elétrico da Lotus será o modelo mais rápido do mundo, com aceleração de 0 a 100 km/h em três segundos FOTOS Divulgação
O modelo tem interior com tela em TFT, volante esportivo e console na posição vertical com comandos Divulgação
lotus evija divulgação