Mais Lidas

Vem lançamento aí!

RAM 1500 ganha motor V6 Turbodiesel de 264 cv capaz de puxar 5,7 toneladas

Se vier mesmo, picape terá motor a diesel mais potente da categoria
Se vier mesmo, picape terá motor a diesel mais potente da categoria -

Demorou. E como demorou. Mas a Dodge Ram 1500 deve ser oficialmente anunciada no Brasil até o final do ano. A tendência da chegada se reforçou na última semana, com o lançamento da aguardada atualização do motor V6 turbodiesel da 'grandalhona'.

A falta de motorização nova era uma das justificativas para os muitos adiamentos feitos pelo grupo FCA, responsável pela marca. Não é mais. A linha 2020 da RAM 1500 ganhou o novo motor 3.0 de seis cilindros a diesel da marca, que entrega 264 cv a 3.600 rpm e torque de 66,2 kgfm a 1.600 rpm. Para se ter uma noção, a Amarok, picape da Volkswagen (atual detentora do título de mais potente do segmento), rende 245 cv e 60,1 kgfm.

De acordo com a RAM, o 'coração da 1500' traz melhorias, como o novo turbocompressor arrefecido a água com geometria variável, sistemas de distribuição, injeção de combustível e recirculação de gases de escape redesenhados. Também foram feitos ajustes no cilindro e pistões, que agora trazem anéis mais finos em alumínio e revestimento de baixo atrito. O propulsor é importado da Itália.

Com tanta força, o motor turbo a diesel garantirá a capacidade de reboque invejável de 5,7 toneladas. Por se enquadrar numa categoria de entrada das picapes, a quantidade de carga na caçamba da 1500 nos EUA, no entanto, é só de 500 kg. Para se adequar ao nosso mercado, a marca deve dobrar essa medida e fazer o modelo carregar uma tonelada.

Nos EUA, o motor será oferecido em várias versões da picape, incluindo as opções topo e até mesmo a versão customizada para o 'fora de estrada', a Rebel. Os primeiros exemplares só devem pintar nas concessionárias da marca no fim do segundo semestre. Se tudo der certo, a chegada por aqui deve acontecer em 2020.

Comentários