Mais Lidas

É hora de se adaptar

Condomínios precisam aderir ao eSocial, sob risco de multa de até R$ 180 mil

O prazo para os condomínios se enquadrarem no eSocial começa na próxima quinta-feira
O prazo para os condomínios se enquadrarem no eSocial começa na próxima quinta-feira -

A partir da próxima quinta-feira, empresas do grupo 3, no qual se enquadram os condomínios, devem aderir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, conhecido como eSocial. A adesão será dividida em seis partes. Na primeira, é necessário o envio dos dados do empregador e a tabela do contrato dos funcionários. Na cidade do Rio, cerca de 40 mil unidades serão obrigadas a aderir, sob o risco de multa.

O eSocial é um programa que unifica, digitalmente, a coleta de informações de 15 obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Entre as mais conhecidas, estão o Guia de Recolhimento do FGTS (GRF) e o Guia da Previdência Social (GPS).

Segundo especialistas, os condomínios que possuem administradora serão pouco afetados pelas mudanças, cabendo ao síndico fiscalizar se as obrigações estão sendo cumpridas. Por outro lado, os síndicos dos conjuntos com administração própria devem ficar atentos aos requisitos e prazos que constam no site do eSocial. "Uma vez que se trata de aproximadamente 45 arquivos que deverão ser preenchidos e enviados dentro do prazo legal, é importante contar com a assessoria de um contador", explica o especialista em Direito Imobiliário Leandro Sender.

Segundo Paulo Codeço, coordenador da Precisão Administradora, a cultura dos condomínios vai mudar radicalmente. "Os administradores deverão ter ainda mais atenção com informações de pagamentos e recolhimentos das contribuições sociais sobre serviços prestados por autônomos, pagamento de férias, admissão e demissão", explica.

O condomínio que não se adaptar pode ser multado. "As penalidades chegam a até R$ 180 mil", diz Anna Chazan, gerente geral de gestão predial da Estasa.

O prazo para os condomínios se enquadrarem no eSocial começa na próxima quinta-feira Divulgação
Arrascaeta tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2021 Vinnicius Silva / Cruzeiro E.C.
Bruno Silva se apresentou com todo o elenco ontem, no CT da Barra LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC
Gabriel - Treino na Cidade Do Galo - Bruno Cantini / Atlético-MG
Igor Rabello (E) foi para o Galo e Gabriel (D) veio para o Fogão Reprodução do Instagram
Delegacia ficou repleta de turistas que foram registrar ocorrência Daniel Castelo Branco