Mais Lidas

Dando um up na carreira

Especialistas dão dicas para ter sucesso na mudança de trabalho

EMPREGOS
EMPREGOS -

A busca por uma nova oportunidade de emprego não tem sido a realidade apenas para profissionais desempregados. Juntam-se a eles trabalhadores que estão no mercado, mas andam insatisfeitos com a colocação dentro da área que atuam. É o que aponta levantamento feito pela Catho, plataforma on-line de classificados de empregos, que entrevistou mais de 9,3 mil pessoas. Dentro desse universo, cerca de 2,7 mil pessoas afirmaram que estão trabalhando, mas 90% desse total desejam trocar de emprego em 2020. 

Para Regina Botter, diretora de operações da Catho, diversos fatores motivam a busca por um novo emprego. Entre eles, o desejo de melhores condições salariais, qualidade de vida ou até mesmo a busca por novos desafios.

"Uma das grandes missões das empresas é cuidar de seus colaboradores, isso inclui o investimento em oportunidades que, muitas vezes, não são só financeiras, mas que viabilizam desenvolvimento, educação, novas experiências e conhecimentos. Essa abertura contribui para um ambiente de trabalho com menos insatisfação profissional e rotatividade", afirma.

Dentre as dificuldades encontradas na busca de um novo emprego destacam-se: falta de currículo competitivo (29%), medo da perda de estabilidade (20%) ou benefícios (14%) e medo de arriscar (13,5%).

É preciso estar preparado

Regina destaca que os trabalhadores precisam estar preparados para dar esse novo passo na carreira. "O profissional, ainda que com receios em relação ao novo desafio, precisa estar minimamente preparado para o processo de busca, entrevistas e efetivação. É importante que ele avalie seu real propósito em procurar um novo trabalho, identifique o modelo de cultura empresarial ideal para exercer suas funções de forma satisfatória e que coloque na ponta do lápis prós e contras da mudança", orienta.