Mais Lidas

Ainda dá tempo de fazer inscrição nos cursos da Faetec

São mais de 20 mil vagas em aulas gratuitas

Para quem quer se capacitar e melhorar o currículo para futuras vagas de emprego, uma ótima oportunidade são os cursos gratuitos oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. São mais de 20 mil vagas na Região Metropolitana. Mas atenção: hoje é o último dia para se inscrever.

As unidades da Faetec do Município do Rio lideram o ranking, com 13.728 oportunidades, seguidas das cidades da Baixada Fluminense, com um total de 3.812, sendo 1.018 delas em Duque de Caxias, 440 em Nova Iguaçu, 425 em Queimados, 420 em Guapimirim, 400 em Nilópolis, 239 em Mesquita, 229 em Magé, 222 em Belford Roxo, 204 em Japeri, 145 em Paracambi e 130 em Seropédica. Niterói concentra 2.094 vagas, São Gonçalo tem 735 e Itaboraí oferece 435 oportunidades.

Formação profissional

"A Faetec tem o compromisso de promover a formação profissional de qualidade. Essa é uma grande oportunidade de começar o ano realizando um curso de qualificação gratuito e, assim, melhorar o currículo, aumentando as chances de ingresso no mercado de trabalho", pontua Romulo Massacesi, presidente da fundação.

Entre as oportunidades oferecidas estão costureiro, garçom, padeiro, mecânico de automóveis leves, operador de computador, inglês iniciante e intermediário, recepcionista em meios de hospedagem e cabeleireiro. Na modalidade semipresencial, serão oferecidos os cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão e programador mobile com android studio.

 

Como se inscrever

Os cursos têm duração entre 10 e 20 semanas. Para se candidatar nas aulas profissionalizantes, é preciso ter entre 14 e 18 anos, de acordo com a exigência de cada modalidade. A escolaridade também varia de acordo com a qualificação escolhida.

O sorteio público das vagas será amanhã e a listagem completa estará publicada no site da instituição. O período de matrícula para os candidatos sorteados será de 28 a 31 de janeiro. As aulas começam em 10 de fevereiro.

Para quem ficou interessado em participar, é necessário realizar a inscrição no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) até hoje.