Mais Lidas

Busca por emprego é maior pela internet

Pesquisa revela que sites são as principais portas de acesso às vagas

currículo
currículo -

A internet provocou diversas mudanças no consumo, entretenimento, metodologias de estudo e, inclusive, na busca por emprego. De acordo com dados da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros de 2019, elaborada pela Catho, com mais de 6,2 mil entrevistados, a maioria dos profissionais busca emprego pela internet, sendo que 78% procuram em sites de vagas.

Em média, trabalhadores que estão em busca de uma oportunidade de emprego nas ruas, que batem de porta em porta, gastam cerca de R$ 300 ao mês, segundo cálculo realizado pela plataforma Catho. A conta leva em consideração gastos com transporte, alimentação, impressão de documentos e internet móvel. Nesse sentido, os dados reforçam a importância do universo online para otimização de custos, bem como no alcance das vagas, muito mais ágil e maior no âmbito digital.

Para a gerente sênior da Catho, Tábitha Laurino, os dados confirmam mais uma vez o poder da tecnologia, inclusive no momento da contratação, alinhando expectativas de candidatos e também de recrutadores. "A tecnologia é capaz de 'aprender' interesses de candidatos e recrutadores a partir de suas ações, buscas na internet, comportamentos e dados informados, ambas ferramentas facilitadoras para a contratação", afirma.

Outro ponto identificado na pesquisa foi o meio com que esses profissionais conseguiram retorno para entrevistas, reforçando mais uma vez a efetividade da internet. Segundo o levantamento, 53% conseguiram um agendamento com os recrutadores por meio de sites de emprego.

Busca por meio das plataformas

Para Laurino, as buscas por meio das plataformas de emprego se sobressaem devido ao uso de Inteligência Artificial (IA), ou seja, a união da qualificação e comportamento do candidato, em cruzamento com os requisitos das vagas anunciadas e preferências dos recrutadores. "Trabalhando palavras-chave específicas da área de atuação e, muitas das vezes presentes na descrição de vaga, aumentam-se as chances do "match" acontecer. Ao final, todos ganham, pois com menos tempo perdido e currículos mais aderentes às vagas, a chance de encontrar o candidato e o emprego ideal, são muito maiores", explica a profissional.