Mais Lidas

Chances a bordo

Cruzeiros abrem postos temporários. São esperadas cerca de 33.900 vagas

A maré virou para o setor de turismo, pelo menos nas viagens de cruzeiros. Isso porque este ano o setor prevê um crescimento de 6% para a temporada que começa semana que vem, segundo análise da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). Com o setor em crescimento, aumentam também as oportunidades de empregos diretos e indiretos gerados pelos cruzeiros. Para 2019/2020, a previsão é a geração de cerca de 33.900 postos de trabalho, 5,96% a mais do que a temporada passada (31.992). 

A estimativa de oportunidades de empregos é puxada pelo aumento no período da temporada, que será a mais longa da história, entre os dias 15 de novembro a 14 de abril do ano que vem, e no aumento de navios na rota, com oito embarcações, além do número de cruzeiristas este ano. 

Para as oportunidades de emprego previstas com as viagens para este ano e início do ano que vem, os postos contemplam atividades dentro e fora dos navios. Os empregos se referem a vagas de trabalho para tripulantes e na cadeia de apoio, que envolve agências receptivas de turismo, bares e restaurantes, meios de transporte, rede hoteleira e comércio (presentes).

Para os tripulantes, que atuam dentro dos navios, há diversas funções de trabalho. Segundo Jerusa Pedrosa, chefe executiva da Infinity Brazil, empresa de RH que realiza processos seletivos de contratação em cruzeiros, um dos pré-requisitos é ter inglês avançado ou fluência no inglês. "Também há muitos cargos que pedem experiência prévia. Dependerá o que o profissional busca exercer", afirma.

Pier Mauá

Segundo o gerente de operações do Pier Mauá, Alexandre Gomes, as vagas não ficam só por conta de navios que transitam pela costa brasileira. Por conta da temporada, são criadas também oportunidades temporárias no Pier Mauá. "Há oportunidades para seguranças, carregador de bagagem e estagiário de turismo, que tem a oportunidade de vivenciar a realidade no turismo carioca", explica. 

Mas, ainda de acordo com ele, a maioria das oportunidades geradas é de forma indireta, ou seja, fora do Pier Mauá. "Neste período, pessoas com domínio de língua inglesa e espanhola têm oportunidades. Por isso, é interessante profissionais procurarem empresas de turismo, que neste período contratam guias", finaliza o gerente de operações.