Mais Lidas

Para retornar ao mercado

Entre terça e quinta-feira, o centro universitário UniSãoJosé promove a 10ª edição do evento, em Realengo, Zona Oeste do Rio

Apesar de a taxa de desemprego ter se mantido em 11,8% no trimestre encerrado em setembro, o número de pessoas sem ocupação ainda atinge 12,5 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na sexta-feira. Para desafogar a grande fila de pessoas sem trabalho no Rio, feiras de emprego como a da UniSãoJosé são uma oportunidade para quem está à procura de um emprego. Entre terça e quinta-feira, o centro universitário realiza a 10ª edição da Feira de Estágios e Empregabilidade da Zona Oeste, em Realengo. Serão oferecidas cerca de 3 mil vagas, distribuídas entre as empresas parceiras em seus stands. 

O evento receberá instituições de diversos segmentos, entre elas CIEE-RJ, Fundação Mudes, Super Estágios e Cultural Care Au Pair — com propostas de intercâmbio cultural. Todas se juntam a grandes empresas como Firjan, Sebrae, McDonald's, Coca-Cola e curso de inglês CNA. Os candidatos poderão se inscrever em diversos processos seletivos, cadastrar seus currículos nos principais órgãos integradores, além de realizar network para futuros contatos.

Entre as oportunidades que serão oferecidas estão orientação para o mercado de trabalho, cadastro nas plataformas digitais para vagas de empregos, divulgação de oportunidades e encaminhamento para emprego, chances para Jovem Aprendiz, oferta de vagas efetivas para pessoas com deficiência, agendamento para emissão de carteira de trabalho, agendamento para seguro desemprego, design de sobrancelhas, quick massage, aferição de pressão, aplicação de kinesio tape (fita elástica usada para o tratamento de lesões e o alívio de dores) e auriculoterapia.

A feira de empregos e estágios não é direcionada exclusivamente aos alunos do centro universitário. O evento é aberto aos moradores da região e também de fora dela, com os seus mais variados graus de escolaridade e de profissionalização. Os organizadores esperam atingir o número de seis mil participantes este ano.

"O índice de desemprego ainda continua alto no país, o que reforça ainda mais a importância do evento. Esperamos ser, nos dias do evento, o canal educacional entre empresas e a população, facilitando a abertura de novos horizontes profissionais, mas também sermos promotores de muitas trocas, aprendizado, networking, de contribuição para mais e melhores inserções no mundo do trabalho", afirma José Eduardo Pereira Filho, coordenador dos Programas de Iniciação à Pesquisa, Monitoria e Atividades Complementares.