Mais Lidas

Voluntários são capacitados para ensinar os jovens

Por meio da colaboração de voluntários das empresas participantes, funcionários, desde executivos até jovens trainees, são capacitados para promover a mentoria profissional aos jovens. O voluntário escolhido para determinado estudante é baseado na semelhança de personalidade entre eles. E para ficar por dentro do programa, tanto o jovem quanto o voluntário recebem um guia de instruções. 

Outro ponto do programa é o fato de ser um projeto personalizado. Isso quer dizer que um voluntário fica exclusivamente com um estudante por quatro a cinco meses.

"É muito bacana ver o antes e o depois do jovem. Ele tem a autoestima trabalhada. Além das habilidades técnicas, como a questão de ensino de Excel, os voluntários orientam sobre questões comportamentais e culturais. Eles fazem simulação de entrevistas, por exemplo", afirma Tainá.  

Para Peterson Melo, de 18 anos, atendido por um projeto social de São Paulo, o Projeto Arrastão, e que fez parte do primeiro ciclo do programa na capital paulista, o projeto deu um bom direcionamento profissional para ele. 

"A mentoria foi muito importante para mim, pois abriu minha cabeça e agora penso em qual faculdade fazer e ainda a necessidade de estudar inglês. Decidi que quero ser administrador de empresas. Meu mentor foi fundamental para mim e agradeço muito ele por isso", explica Peterson.