Mais Lidas

Mentoria voluntária

Iniciativa aproxima funcionários de empresas e jovens, a maioria em vulnerabilidade social, para aconselhamento profissional e desenvolvimento de habilidades

A busca por uma profissão não é tarefa fácil, principalmente para quem é muito jovem. Decidir a carreira profissional quando se é muito novo, ainda no Ensino Médio, com idade entre 15 e 17 anos, pode ser mais complicado ainda. Mas, com o objetivo de promover um direcionamento e dar uma perspectiva a esses jovens, principalmente os que estão em vulnerabilidade social, algumas empresas têm atuado com programas de Mentoria Voluntária. E a novidade está prevista para chegar ao Rio no próximo mês. 

A proposta consiste em dar aconselhamento profissional aos jovens, conforme projeto da Fesa Group que desenvolveu um braço social, sem fins lucrativos, denominado Criando e Reconhecendo Oportunidades para Mudar o Amanhã (Croma). A iniciativa se tornou uma ponte entre o terceiro setor e o mercado de trabalho. Em parceria com outras empresas, a ação tem o foco na empregabilidade e desenvolvimento de jovens. 

"O programa busca orientar o jovem a conseguir e se manter em um emprego. Saber correr atrás e ter um plano de ação, ter um passo a passo para o que ele deve fazer a fim de seguir a carreira profissional. Não é dar o peixe, mas ensinar a pescar. Queremos capacitá-los e realizar para um planejamento de carreira", comenta Tainá Braga, diretora do Croma. 

O projeto piloto foi com a própria Fesa e, segundo, Tainá, o resultado atingiu as expectativas. Há, inclusive, jovens trabalhando na empresa. Entre as companhias que já fizeram atividades de Mentoria Voluntária junto com a Fesa estão a Danone, Coca-Cola e HDI Seguros.