Mais Lidas

Pra arrasar em concurso

Especialista dá dicas de estudo. São cerca de 1,5 mil vagas em oito municípios

ARTE O DIA
ARTE O DIA -

Em um período de desemprego em alta, o concurso público ainda é uma opção para reverter esse quadro. Porém, é preciso se preparar para disputar uma vaga. Para isso, especialista na área de processos seletivos reuniu dicas de como a pessoa deve se organizar e treinar para o estudo. Além disso, há concursos em aberto em oito municípios do Estado do Rio, totalizando mais de 1,5 mil vagas. E o melhor? Os salários podem chegar até R$7 mil, para todos os níveis de escolaridade.

O primeiro passo quando se pensa em estudar para concurso público é ter em mente que precisará ter muita disciplina, foco, organização e treinamento. "O ideal é mirar em um concurso a médio ou longo prazo, pois assim terá tempo de se ajustar e passar por todo o conteúdo exigido", afirma Cláudia Jones, especialista em concursos.

Com o edital publicado, a leitura atenta é o que vai dar base para o candidato criar um planejamento dos estudos. Após isso, é preciso organizar a agenda e montar um cronograma de estudos para ser cumprido. Então, é mãos à obra!

Treinamento

Um dos principais pontos no estudo deve ser o treinamento de questões, pois é o que vai fixar o conteúdo. "Quando se pratica por questões de provas anteriores, o candidato consegue entender que muitos assuntos são comuns a diversas bancas e o que pode diferenciar é a forma como é cobrado determinado assunto", afirma Cláudia.

Outro detalhe importante é estudar a banca que vai organizar o concurso escolhido, assim fica mais fácil conhecer o nível de exigência dela. O candidato não pode se esquecer de treinar como será no dia da prova. Para isso, simular é a melhor forma.

"Simule, quantas vezes puder, uma prova de verdade. Cronometre o tempo de acordo com o previsto. Se não tiver edital ainda, olhe para o anterior. Imprima um cartão resposta e faça como se estivesse no dia do seu concurso, seguindo as regras", finaliza a especialista.