Mais Lidas

Terceira idade na ativa

Aumentou o número de pessoas com 65 anos ou mais em empregos formais

Zeca ( Eduardo Sterblitch )
Zeca ( Eduardo Sterblitch ) -

Para muitos, a terceira idade é sinônimo de descanso, mas tem uma turma que não está pensando em sossego, mesmo com idade para se aposentar. Segundo os últimos dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o número de pessoas com 65 anos ou mais em vagas de trabalhos formais, saltando de 484 mil em 2013 para 649,4 mil em 2017.

Mas Geraldo Serenário, de 80 anos, passou por dificuldades. "Quando eu ia deixar o currículo, pedia logo para a pessoa abrir o jogo e dizer se havia algum problema em relação a minha idade. Eles acabavam reconhecendo que não contratavam idosos", conta Geraldo. Porém, ele não desistiu e foi contratado, aos 77, como auxiliar de operações no Prezunic. "O trabalho me faz sentir vivo e útil", afirma.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os idosos já são mais de 20 milhões no Brasil. Por isso, conforme Henrique Noya, diretor-executivo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, afirma que precisa existir um elo entre estado, empresa e o trabalhador para que essas pessoas sejam inseridas no mercado.

Essa população começa a aparecer nas estatísticas de pessoas em busca de emprego, representando 4,8% dos desempregados de acordo com a pesquisa feita em agosto pelo IBGE. Muitas reingressaram no mercado de trabalho para ter uma renda a mais dentro de casa.

Foi o caso da atendente de caixa Silvana Sampaio, que precisou complementar as finanças em casa e recuperar a auto estima depois de perder o emprego. "Nosso custo aumenta quando envelhecemos: remédios, plano de saúde", relata.

Representantes de empresas expõem as qualidades e benefícios de contratar essa mão de obra. "Geralmente são muito comprometidos, responsáveis, além de exemplos de inspiração e motivação para os mais jovens", destaca Alessandra Mamede, coordenadora de RH do Supermercados Mundial.

Gabigol é travado por Hernanes: bem marcado, camisa 9 passou em branco depois de 11 jogos Reginaldo Pimenta
Zeca Pagodinho entrega os saquinhos de doce às crianças nas ruas Reprodução do Twitter
Ganso, que foi contido ao partir para cima de Oswaldo, no jogo contra o Santos, foi advertido e multado, apesar de estar com salário atrasado Daniel Castelo Branco
Chapolin Rubro-Negro diz ser o criador do cartaz. Rafael faz pose diante do ônibus (no detalhe) Paula Reis / Flamengo
Colombiano, Fredy Guarín tem passagens pelo futebol europeu Reprodução
Lázaro agradece pela fase e promete mais trabalho DIVULGAÇÃO FLAMENGO
Zeca ( Eduardo Sterblitch ) Globo / Raquel Cunha
Invasores derrubaram o muro de metal que cerca o CT do Tricolor: cobranças aos jogadores Reprodução
Talles Magno (E) se transformou na principal referência ofensiva do Vasco para surpreender o Corinthians Rafael Ribeiro / Vasco