Mais Lidas

As vagas para o Natal

No Rio, previsão é de 10,3 mil oportunidades para temporários, diz a Fecomércio RJ

Com a proximidade das festas de fim de ano, lojas de shoppings intensificam a procura por temporários. Esse tipo de contratação pode ser a porta de entrada para o mercado
Com a proximidade das festas de fim de ano, lojas de shoppings intensificam a procura por temporários. Esse tipo de contratação pode ser a porta de entrada para o mercado -

A definição de uma agenda política com a eleição presidencial e a queda do dólar aumentaram as expectativas de contratação. A avaliação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que projetou 76,5 mil vagas temporárias no Natal no país. No Estado do Rio, serão 10,3 mil oportunidades, segundo a Fecomércio RJ. Destaque para os setores de vestuário e supermercados. Segundo levantamento do MEIA HORA, existem 765 vagas nesses dois segmentos.

Na pesquisa da CNC, foram ouvidos 6 mil empresários nas capitais. De acordo com o estudo, 70% deles têm intenção de contratar, o maior número desde 2014. No Rio, a Fecomércio RJ aponta que 3 mil estabelecimentos irão reforçar equipes. "É uma oportunidade para entrada no mercado de trabalho", diz Fábio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.

A trajetória de Marcel Omena pode servir de inspiração. No Natal de 2004, ele foi contratado para esse tipo de função na loja Bagaggio, no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti. Em 2011, foi promovido para o cargo de gerente. "Quando busquei uma vaga temporária, consegui ter um volume maior de vendas do que um funcionário fixo", conta.

Há vagas temporárias no NorteShopping, West Shopping, Center Shopping Rio e Barra Shopping. A marca Reserva pretende contratar 500 profissionais no Rio. Currículos para todentrorj@usereserva.com. Outras 230 chances serão na rede de supermercados Prezunic.