Mais Lidas

Rombo de R$ 50 milhões

Polícia e MP fazem operação contra fraudes na compra de merenda e equipamentos

O empresário Mauro Braga foi o único preso durante a operação
O empresário Mauro Braga foi o único preso durante a operação -

Policiais da 20ª DP (Vila Isabel) e representantes do Ministério Público Estadual (MPRJ) realizaram, na manhã de ontem, a Operação Prandium, contra fraudes na compra de merenda e equipamentos para escolas da rede estadual, que podem ter gerado um rombo de R$ 50 milhões.

Os agentes cumpriram 64 mandados de busca e apreensão e um de prisão, contra o empresário Mauro Della Vieira Braga, responsável pela Fox Comércio e Prestação de Serviços. Ele foi preso em casa, em São João de Meriti, na Baixada.

Os policiais apreenderam documentos, computadores e uma série de notas fiscais, que vão ajudar nas investigações.

Diretores de escola e coordenadores regionais da rede estadual de educação, além de pessoas ligadas às empresas prestadoras de serviço, foram levados para prestar esclarecimentos na Cidade da Polícia, no Jacarezinho.

As investigações começaram há cerca de cinco meses, a partir de uma denúncia anônima, e apontaram que a organização criminosa superfaturava os preços dos produtos, que eram comprados através de empresas de laranjas.

"Existe um consórcio, uma certa mistura entre empresas que concorriam para o fornecimento de determinado serviço para uma mesma escola, que, na verdade, estavam todas juntas", detalhou Fábio Corrêa, promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MPRJ). Os acusados seguiram agindo até mesmo durante a pandemia do coronavírus.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação disse que vai afastar os diretores investigados.

Comentários