Mais Lidas

Mortes por agentes caem

Comparada com ano passado, queda foi de 25%

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou, ontem, dados da criminalidade no Rio no mês de maio. O destaque foi para a queda em mortes causadas pela polícia: o número diminuiu 25%. O indicador de homicídio doloso (quando há intenção de matar) foi para 21%.

Segundo o órgão, os indicadores podem apresentar queda por causa do distanciamento social, para combater o coronavírus, que ajudou na redução da criminalidade, e da diminuição dos registros das ocorrências, resultando em subnotificações. Além disso, o ISP informa que os dados divulgados são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do estado do Rio.

O instituto indica que os crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte) chegaram a 1.693 nos cinco primeiros meses, sendo 279 em maio. Os números representam o menor para o acumulado e para o mês desde 1999. Na comparação com o ano passado, o indicador caiu 8% em relação ao acumulado do ano e de 23% em relação a maio. Em termos de homicídio doloso, foram 1.642 vítimas nos cinco primeiros meses de 2020 e 273 em maio, que representam o menor para o acumulado e para o mês desde 1991. Na comparação com o ano passado, o indicador apresentou queda de 7% em relação ao acumulado do ano e de 21% em relação a maio.

Já em termos de morte por intervenção de agentes do Estado, foram 741 nos cinco primeiros meses (129 em maio). Comparando com o ano passado, o indicador aumentou 1% em relação ao acumulado do ano e reduziu 25% em relação a maio.

Comentários