Mais Lidas

Coronavírus no Brasil

Homem de 61 anos esteve na Itália, chegou a São Paulo sem sintomas e está isolado

Informações foram dadas em coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília
Informações foram dadas em coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília -

Foi confirmado ontem o primeiro caso de contaminação no Brasil pelo coronavírus, que já matou 2.700 pessoas. O paciente, um homem de 61 anos, desembarcou em São Paulo após viagem entre os dias 9 e 21 de fevereiro na Itália, onde 12 pessoas morreram e há 400 casos confirmados. Ele está em isolamento domiciliar na capital paulista.

Segundo o Ministério da Saúde, o paciente só apresentou sintomas de contaminação dias após chegar ao Brasil. Teste feito no hospital Albert Einstein deu positivo. A contraprova do Instituto Adolfo Lutz confirmou a contaminação.

Antes de ir ao hospital, o paciente teve contato com 30 pessoas em uma festa de família, no domingo. Todas foram colocadas em quarentena.

Quatro passageiros que estavam nos assentos mais próximos do paciente no voo estão sob observação. Os outros passageiros não ficarão em quarentena.

Há outros 20 casos de suspeita de contaminação no país. São 11 casos em São Paulo, dois em Minas Gerais, dois No Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina, um na Paraíba, um em Pernambuco e um no Espírito Santo.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o Brasil não vai fechar fronteiras ou limitar a entrada de estrangeiros. "Não tem eficácia nenhuma. Das gripes históricas, esta tem letalidade menor e tem uma transmissibilidade similar à de determinadas gripes que a humanidade já superou".

Já são 80.239 casos e 2.700 mortes, a maioria na China

Comentários