Mais Lidas

Adeus a Zé do Caixão

José Mojica Marins faleceu ontem em decorrência de uma broncopneumonia

Zé do Caixão é considerado o
Zé do Caixão é considerado o "pai" do cinema de terror nacional -

Faleceu ontem, em São Paulo, o ator e cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão. O artista teve uma complicação devido a uma broncopneumonia. A informação foi confirmada pela filha Liz Marins. Ele era considerado o 'pai' do terror no Brasil.

Mojica nasceu em São Paulo, em 13 de março de 1936. Os pais, de origem espanhola, eram artistas de circo. Sempre adorou gibis e filmes. O pai chegou a ser gerente de cinema, o que permitiu ao garoto desenvolver seu imaginário. Aos 17 anos, fundou a Companhia Cinematográfica Atlas.

Em 1958, lançou seu western caboclo, A Sina do Aventureiro. Seis anos mais tarde, surgiu Meu Destino em Tuas Mãos, que segue as aventuras de cinco crianças que caem na estrada fugindo dos pais. Em 1963, finalmente, foi a vez de À Meia-Noite Levarei Sua Alma.

Repetidas vezes Marins contou a história da gênese de Zé do Caixão. Procurando reproduzir sua aflição, ele criou seu personagem mais famoso e lhe deu esse nome baseado, segundo dizia, na lenda de um ser que viveu há milhões de anos na Terra e que se transformou em luz, voltando, como luz, muito tempo depois, ao planeta de origem.

O velório está marcado para as 16h de hoje no Museu da Imagem e do Som, no Jardim Europa, em São Paulo. Informações sobre o enterro ainda não foram divulgadas.

Comentários