Mais Lidas

Rio tem novo caso suspeito

Governo enviou projeto de lei com medidas

O Ministério da Saúde informou ontem que são 13 casos suspeitos de infecção por coronavírus no país, um deles no Rio de Janeiro, onde há um novo caso suspeito. Os pacientes estão sendo monitorados até o resultado dos exames. As outras ocorrências suspeitas da doença são em São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2).

O Governo Federal enviou ontem ao Congresso Nacional um projeto de lei com medidas emergenciais para combater o coronavírus no Brasil, entre elas a realização compulsória de exames, testes de laboratório, coleta de amostras, vacinação ou tratamentos médicos. O texto ainda prevê regras para isolamento de possíveis casos confirmados e regime de quarentena aos brasileiros que ainda serão resgatados na China.

Para retirar os brasileiros que vivem em Wuhan, está previsto que um avião decole hoje para o local, considerado epicentro do surto. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a estimativa é que 40 brasileiros apresentaram interesse em sair de lá. No total, cerca de 55 brasileiros residem na região. A chegada dos voos ao país deve acontecer na manhã de sábado. A quarentena será em Anápolis (Goiás) e quem tiver sintomas irá para o hospital.

Em Hong Kong, autoridades confirmaram, na segunda-feira, a primeira morte pela infecção por coronavírus no país. Este é o segundo caso de morte fora do território chinês. O primeiro foi registrado nas Filipinas, no último domingo. O coronavírus já atinge oito países europeus. Até a tarde de ontem, foram contabilizadas 426 mortes na China. Ao todo, no mundo, já são mais de 20 mil pessoas infectadas.

Comentários