Mais Lidas

Deu ruim no Enem

Erro da gráfica pode ter afetado 39 mil candidatos

Weintraub minimizou falha
Weintraub minimizou falha -

Cerca de 39 mil candidatos ao Enem podem ter sido prejudicados por um erro nos gabaritos das provas. Segundo o ministro da Educação Abraham Weintraub, o problema aconteceu nas provas de Matemática e Ciências Humanas. "Encontramos inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem", disse o ministro em vídeo.

Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, correm para avaliar a real dimensão do problema. Weintraub prometeu solução até segunda-feira. O calendário do Sisu, que seleciona os alunos para as universidades, foi mantido.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que quatro casos de erros foram confirmados e as falhas podem chegar a 1% dos candidatos, isto é, cerca de 39 mil candidatos.

O motivo foi um erro na gráfica que passou a imprimir a prova no ano passado. O Inep liberou na sexta-feira os resultados do Enem. Logo em seguida, participantes começaram a relatar nas redes sociais terem estranhado suas notas. Quase 4 milhões de pessoas participaram do exame. "Um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando foi (sic) fechado os envelopes", disse Weintraub.

A falha no Enem vem à tona um dia depois de ter declarado que este foi o "melhor Enem de todos os tempos".

Candidatos que desconfiarem que a nota foi afetada pela falha no gabarito podem pedir revisão ao Inep enviando e-mail para enem2019@inep.gov.br com nome e CPF.

Comentários