Mais Lidas

Água causou contaminação

Segunda morte confirmada em MG

A água usada na produção da cerveja Belorizontina estava contaminada pela substância dietilenoglicol. A contaminação aconteceu dentro da fábrica, e pode ter sido causada por sabotagem, vazamento ou uso indevido. As conclusões são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que interditou a cervejaria Backer e mandou retirar todos os seus rótulos do mercado.

Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo, e o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas, Carlos Vitor Müller, foi constatado que a água usada para resfriar a cerveja durante a fabricação estava contaminada pelo dietilenoglicol e que essa água era reutilizada na produção de cerveja. Segundo a pasta, vários tanques foram contaminados.

Ontem foi confirmada a segunda morte pela síndrome nefroneural. A vítima, um homem, estava internada em hospital particular de Belo Horizonte. A primeira morte confirmada foi de um homem de 55 anos, em Juiz de Fora. A terceira vítima fatal, ainda não confirmada, é de uma mulher de 60 anos, de Pompéu. Todos tiveram problemas neurológicos e insuficiência renal grave. Foram registrados 17 casos.

Comentários