Mais Lidas

DiCaprio desmente Bolsonaro

Ator afirma que não fez doações a ONGs citadas em inquérito policial no Pará

Leonardo Dicaprio, que defende causas ambientais, nega doações
Leonardo Dicaprio, que defende causas ambientais, nega doações -

O ator americano Leonardo Di Caprio rebateu ontem as acusações do presidente Jair Bolsonaro de que financiaria queimadas na Amazônia por meio de doações a ONGs de preservação ambiental, como a World Wild Fundation (WWF). Segundo Bolsonaro — com base em investigações controversas da Polícia Civil do Pará — as ONGs promoveriam os incêndios nas matas para arrecadar doações.

"Embora dignas de apoio, não financiamos as organizações citadas. Continuo comprometido em apoiar as comunidades indígenas brasileiras, governos locais, cientistas, educadores e as pessoas que estão trabalhando incansavelmente para garantir a Amazônia para o futuro de todos os brasileiros", disse o ator por meio de nota.

A acusação de Bolsonaro a DiCaprio aconteceu na quinta-feira, em transmissão ao vivo no Facebook. "O pessoal da ONG, o que eles fizeram? O que é mais fácil? Botar fogo no mato. Tira foto, filma, a ONG faz campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio, e o Leonardo DiCaprio doa 500 mil dólares para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tocando fogo, tá certo? Leonardo DiCaprio tá colaborando aí com a queimada na Amazônia, assim não dá", disse.

O presidente Jair Bolsonaro se referia à prisão de quatro brigadistas da região de Alter do Chão, no Pará, pela Polícia Civil, apontados como como suspeitos de atear fogo na floresta para obter doações, na quarta-feira. Os brigadistas foram soltos no dia seguinte.

Na sexta-feira, na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília, Bolsonaro declarou: "Quando eu falei que há suspeitas de ONGs, o que a imprensa fez comigo? Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia", disse, sem apresentar provas.

A organização WWF declarou em nota que os recursos enviados à brigada Alter do Chão não incluíram doações do ator Leonardo DiCaprio, e que não comprou fotos da brigada nem ateou fogo na Amazônia.

Leonardo Dicaprio, que defende causas ambientais, nega doações Reprodução
Bolsonaro acusa Leonardo DiCaprio de 'tacar fogo na Amazônia' Reprodução

Comentários