Mais Lidas

Uma presidente autoproclamada

Evo Morales desembarca no México

Dois dias após a renúncia do presidente Evo Morales, a senadora de oposição Jeanine Añez, segunda-vice-presidente do Senado, se autoproclamou presidente da Bolívia em sessão que não teve número suficiente de parlamentares para decidir o sucessor de Morales. A situação no país continua tensa e a segurança nas ruas foi reforçada.

Congressistas pró-Morales faltaram à sessão argumentando correr risco de vida porque a oposição continua a convocar manifestações de rua, apesar da onda de violência que se abateu sobre o país. 

Todos os políticos da linha de sucessão renunciaram a seus cargos. Jeanine Añez reivindicou a presidência interina, mas a constituição não prevê seu cargo na linha de sucessão. O líder religioso de oposição Luis Fernando Camacho, que não disputou a eleição, organizou protesto em frente ao Congresso para para pedir que Añez assuma a Presidência. Está marcada para hoje reunião entre parlamentares e forças de segurança para garantir integridade física dos participantes da próxima sessão da Câmara.

O ex-presidente Evo Morales chegou ontem ao México e disse que o país salvou sua vida ao conceder-lhe asilo.

Comentários