Mais Lidas

'Perderam a boquinha'

Ele culpa ONGs por queimadas

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro -

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, ontem, que o aumento das queimadas na Amazônia pode ser uma "ação criminosa" de ONGs para chamar atenção contra o governo e trazer "problemas para o Brasil". Ele também responsabilizou governadores da região pelo problema.

Ele afirmou que as ONGs que defendem o meio ambiente "perderam a boquinha", já que o governo bloqueou recursos do Fundo Amazônia. De acordo com o presidente, 40% dos recursos do fundo eram destinados às organizações. "Acabamos também com o repasse de dinheiro público. De forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro", disse. Ele também sugeriu que o fogo foi tocado em lugares estratégicos. "(Há) imagens da Amazônia toda. Pelo que tudo indica, foi para lá o pessoal para filmar e tocaram fogo. Esse que é o meu sentimento."

Bolsonaro disse ainda que há governadores da oposição na região Norte que são "coniventes" com as queimadas na Amazônia, pois querem culpar o governo. Sem citar nomes, falou que governadores estão "gostando disso aí".

Jornalistas perguntaram a ele se teria provas da relação entre as ONGs e as queimadas, ou se havia alguma investigação em curso. Ele disse que este tipo de caso não tem registros escritos.

Comentários