Mais Lidas

Lula pede regime aberto

Documento foi enviado ao STJ

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou ontem que recorreu da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de reduzir a condenação de Lula no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo, de 12 anos e um mês para 8 anos e 10 meses de prisão. Na petição apresentada, os advogados pedem ainda que Lula deixe a carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba e passe para o regime aberto de cumprimento da pena.

No recurso, os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira sustentam que o tribunal deixou de analisar algumas teses da defesa do ex-presidente. Os advogados ainda reafirmam que Lula não praticou nenhum ato e não recebeu vantagem indevida para beneficiar a empreiteira OAS, responsável pela construção do imóvel.

"O embargante (Lula) não praticou nenhum dos crimes aqui imputados ou outros de qualquer natureza. Não obstante, não se pode ignorar que essa defesa técnica tem o dever ético de buscar, por todos os meios legais, a liberdade do patrocinado", diz a defesa.

Segundo o Código Penal, o condenado em regime aberto deve trabalhar, exercer atividade fora do estabelecimento prisional e sem vigilância, permanecendo recolhido durante o período noturno e em dias de folga. Lula está preso desde abril do ano passado.

Comentários