Mais Lidas

Material escolar grátis é 'caozap'

Golpe no WhatsApp e no Messenger

Com a volta às aulas se aproximando, picaretas que agem na internet aproveitam o tema como isca para armadilhas que visam obter dados dos usuários e lucrar com acessos a páginas e downloads. O golpe mais recente no WhatsApp e no Facebook Messenger espalha a cascata de que a Faber-Castell, fabricante de material escolar, vai distribuir amostras grátis a quem compartilhar a mensagem com cinco amigos.

Segundo a Kaspersky, fabricante de programas de segurança, o 'caozap' começou no dia 3 e já engrupiu 560 mil usuários do WhatsApp no Brasil, além cerca de mil usuários do Facebook Messenger.

Ao acessar o link compartilhado pelo programa de mensagens, a vítima chega a uma página em que são pedidos seus dados pessoais, que são guardados e podem ser usados em golpes futuros.

Anúncios e downloads

O golpe varia com o sistema operacional do smartphone. No Android, a vítima escolhe entre baixar um app malicioso ou acessar uma página repleta de propagandas. No IOs, são oferecidos aplicativos legítimos. Os golpistas lucram com os acessos e downloads.

Comentários