• Siga o Meia-Hora nas redes!

Guerra Santa na igreja

Decisão de substituição de altar causa polêmica

Altar de 30 m x 20 m dará lugar a um outro mais simples: polêmica -

Uma polêmica obra no altar da Matriz de São Sebastião (de 1859), em Barra Mansa, está causando discórdia entre fiéis e a cúpula da Igreja Católica. Nas redes sociais, devotos do padroeiro do município protestam e acusam o bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, e o pároco local, Milan Knezovic, de ordenarem, sem ouvir a opinião dos paroquianos, a destruição do imponente painel do altar de aproximadamente 30 m x 20 m para dar lugar a outro, "bem mais simples".

Construído em meados do século passado, e confeccionado em milenar arte árabe-portuguesa, em azulejos vitrificados, o painel é cultuado por sua imponência. A "guerra santa" ficou ainda mais explícita depois que o padre Nilton Guimarães Gonçalves, que já passou pela paróquia e hoje está em Belo Horizonte, postou no Facebook severas críticas.

"As lideranças leigas e todo o povo católico devem, por dever de consciência cidadã, cristã, moral e espiritual, opor-se a esse grave erro", apelou, classificando as reformas previstas de "horrendas".

Até o fechamento desta edição, assessoria de imprensa da Cúria não havia obtido respostas do bispo e do padre. Os católicos prometem protestos. "Estamos nos mobilizando para impedir esse pecado", adiantou o contador Marley Tito de Sá, de 53 anos.

Comentários

Mais notícias