Mais Lidas

Parede protagonista

Para valorizar o espaço, confira dicas de especialistas para decorar de outra forma

Paredes em destaque
Paredes em destaque -

Na hora de decorar o lar, é normal se deparar com receio de apostar em cores diferentes, como combinar os tons e quais materiais e revestimentos escolher. Os moradores com medo de ousar acabam apostando no tradicional ou na aplicação de tons mais neutros, pois assim combinam com tudo. Porém, quem quer inovar e dar uma nova cara para o espaço, arquitetos dizem que uma saída é a parede se tornar protagonista da mudança.

Uma das possibilidades é apostar em paredes com efeitos através da aplicação de revestimentos de cimento. É uma alternativa para quem quer sair do padrão e deixar a parede com uma cara nova, mesmo que continue com cores neutras no local. "Em um dos projetos abusamos do branco, mas de uma maneira diferente. Utilizamos texturas e formas geométricas", explica o arquiteto Renato Andrade. 

Revestir a parede com um tecido outra possibilidade para diferenciar a decoração. Outra dica é o papel de parede. "É um clássico na decoração, além de ser um item versátil e prático", explica a arquiteta Erika Mello. 

Uma outra ideia para parede, mas que não é tão conhecida entre as novas gerações é a boiserie. Muito utilizado pela realeza da França, o efeito traz uma sensação de elegância para a parede a partir um tipo de moldura de parede. A boiserie pode ser feita em madeira, gesso e poliuretano, mas há também que invista nos elaborados com cimento. 

Também há a pastilha, que segue em alta para o revestimento de paredes. De acordo com especialistas, o mais interessante é a forma como se adequam aos vários estilos de decoração e como podem formar uma composição geométrica.

Paredes em destaque Divulgação
Paredes em destaque fotos: Divulgação
Paredes em destaque Divulgação
Paredes em destaque Divulgação

Comentários