Mais Lidas

Confira orientações para deixar a residência mais atrativa para a venda

Primeiro passo é realizar uma vistoria dentro do imóvel

Especialistas sugerem que os moradores podem indicar sugestões de decoração para chamar atenção dos compradores
Especialistas sugerem que os moradores podem indicar sugestões de decoração para chamar atenção dos compradores -

Para colocar um imóvel à venda, a forma de apresentação do espaço conta muito para obter sucesso no negócio. A impressão de uma casa bem cuidada pode despertar o interesse pela compra. Mas, se os moradores acham que é preciso realizar um alto investimento na reforma ou demandar muito trabalho, a questão é o contrário. Para isso, confira dicas de especialistas para deixar o imóvel prontinho para atrair comprador. 

O primeiro passo é realizar uma vistoria. Nessa tarefa, os moradores devem observar a necessidade de solucionar problemas como vazamentos, rachaduras e questões de hidráulica e elétrica, liberar o espaço ocupado por móveis velhos e, em casas com um jardim, área de gramado ou piscina, fazer uma limpeza.

"É quase impossível que alguém se interesse por uma residência com ares de local abandonado", diz a arquiteta Danielle Dantas.

Outra sugestão é mostrar para os possíveis compradores algo além do estado de conservação. "Uma decoração básica pode ser uma aliada nesse momento de conquista do possível futuro morador. Layouts bem pensados e espaços bem aproveitados permitem que o interessado possa visualizar melhor os ambientes e já projetar na sua mente como seria habitar aquele local. Costumo dizer que um investimento nesse sentido é revertido na conquista de um bom preço de venda", diz a arquiteta Paula Passos.

Além disso, as arquitetas relacionam a importância de traçar um perfil dos compradores de acordo com uma pesquisa na região do imóvel e entender se os arredores contam com um número maior de pessoas que moram sozinhas, recém-casados ou com filhos. "Com essas informações em mãos, traçamos o caminho do projeto e indicações para quem for morar", afirma Danielle.

 

Adapte o que já tem em casa

A casa precisa estar bonita e apresentável, mas isso não quer dizer que seja necessário se desfazer do mobiliário e comprar novos. A sugestão da dupla é adaptar as peças existentes com a utilização de novos tecidos ou acabamentos. "Esses cuidados podem acontecer na reforma do estofado de uma cadeira ou mesmo na colocação de um papel de parede", relaciona Paula.

Boa aparência e tudo no lugar é o essencial, mas se a intenção for impressionar ainda mais, a dica das arquitetas é agregar 'plus' de conforto e bem-estar como a colocação de espelhos que trazem mais amplitude nos ambientes e a escolha de materiais de qualidade, durabilidade e de fácil manutenção, como revestimentos e box de vidro temperado no banheiro.

"Gostamos de recomendar para nossos clientes que durante a visita sejam colocadas velas e aromatizadores suaves. Essa delicadeza que colabora para reforçar a sensação de acolhimento", finaliza a arquiteta Danielle Dantas. 

Comentários