Mais Lidas

Clássico que é tendência

Usar preto e branco é boa aposta para quem quer ambiente simples e elegante

Coleção da Roca Brasil Cerámica privilegia texturas
Coleção da Roca Brasil Cerámica privilegia texturas -

Pra quem quer dar uma repaginada na casa, mas ainda não tem ideia do que fazer, uma boa pedida pode ser a combinação de preto e branco. Embora clássico, esse estilo de decoração dá ares de modernidade e sofisticação ao ambiente, de acordo com a arquiteta Juliana Dippi. "É atemporal. Mas pode ser bem moderna, pela inspiração minimalista", afirma ela.

Se a intenção é compor um espaço elegante, sóbrio e sempre na moda, as duas tonalidades são a melhor escolha. Mas é importante prestar atenção aos detalhes. "É preciso explorar formatos e texturas. Em um projeto que valorize bem as formas geométricas, o preto e o branco conseguem dar volume às texturas, à geometria e aos objetos", sugere Juliana.

Debora Paiva é arquiteta especializadora da Roca Brasil Cerámica, que lançou para 2020 uma coleção toda trabalhada no preto e no branco. Para a decoradora, o segredo é o equilíbrio. "Quando as formas geométricas são muito marcantes, por exemplo, é melhor explorar tons mais suaves. Não convém misturar estampas. Além disso, a iluminação precisa valorizar pontos estratégicos. Suponha que eu decore uma sala de estar com uma parede revestida de estampa em preto e branco: a iluminação precisa ressaltá-la, permitir que ela seja a protagonista do espaço", aconselha a arquiteta.

Em alta, os revestimentos são a aposta da Roca para o ano que vem. Ainda segundo Debora, o revestimento hoje é peça de destaque em projetos de arquitetura. "É uma pele. Não serve mais só pra revestir áreas molhadas", explica.

Dois tons contrastantes

A decoração em preto e branco tem uma vantagem preciosa: permite ao decorador soltar a criatividade. "Trata-se de tons contrastantes, que possibilitam paginações diferentes e inusitadas. Como as cores são neutras, elas não vão conflitar com nenhum outro item da decoração, de modo que é possível compor com outros elementos", explica Debora.

Outra vantagem de usar as duas cores na hora de decorar é que ela fica bem em todos os ambientes da casa. Para modificar o quarto, Juliana Dippi dá um 'bizu': "É bom usar mais o branco, com poucos detalhes em preto, para ficar mais relaxante. No resto da casa, a presença do preto depende da incidência de luz natural. Quando o sol entra, o preto não interfere muito. Mas se não entra, os tons precisam ser calculados de acordo com a iluminação do ambiente".

Coleção da Roca Brasil Cerámica privilegia texturas fotos Divulgação
Coleção da Roca Brasil Cerámica privilegia texturas Divulgação
Decorar a casa com as cores preto e branco permite usar formas geométricas e texturas diversas Divulgação

Comentários