Mais Lidas

Um quarto, dois irmãos

Arquiteta dá dicas para acertar na decoração de dormitório compartilhado

"Quarto dos irmãos" -

O desafio de decorar a casa fica ainda mais cabeludo quando é preciso resolver a complexa equação: muita criança para pouco quarto. Os pais têm que se virar para criar um ambiente funcional e versátil e, ao mesmo tempo, conciliar em um só espaço as vontades dos irmãos, que muitas vezes são de idades e gêneros diferentes.

Este ano, as arquitetas Tici Tieppo e Talita Abraham apresentaram o trabalho Quarto dos irmãos na edição 2019 do CASACOR — mostra de arquitetura e design que acontece em vários estados, inclusive Santa Catarina, onde o projeto delas nasceu e cresceu. Para Tici, o maior obstáculo é harmonizar os gostos das crianças com a opinião dos pais. "O mais importante é a criança se identificar com o espaço", diz ela. "Também devemos pensar na funcionalidade, já que as crianças crescem rapidamente e passam por diversas fases."

Por isso, a dica é apostar em peças versáteis, que possam ser facilmente substituídas por outras, movidas de lugar e até mesmo trocadas entre irmãos. "Itens como quadro e almofadas são boas escolhas", sugere a arquiteta.

Para suavizar a diferença de idades, Tici e Talita usaram um mobiliário que servisse bem para os dois irmãos. Nessa hora, a escolha das cores é crucial. No projeto, a paleta escolhida pelas arquitetas privilegia a ludicidade. "É um ambiente colorido, mas os tons não são vibrantes. Por isso ficou bem harmônico", explica a especialista.

Maternidade inspirou projeto

Outra sugestão útil é segmentar o ambiente conforme os desejos dos pequenos. Tici explica: "As crianças têm várias necessidades: brincar, estudar, dormir, vestir... É preciso setorizar as áreas do espaço de acordo com essas necessidades". Mãe de uma menina de 14 e um menino de 11, Tici conta que a maternidade serviu de base para o trabalho. "Mostrei o projeto para meus filhos e eles aprovaram. Minha filha, particularmente, amou". Sua sócia, Talita, tem um filho de 4 anos. Ele ficou encantado pelo quarto. "O projeto era focado na idade dele, então ele pôde explorar. Adorou brincar no quarto e disse que queria que a Casacor fosse a casa dele", concluiu.

"Quarto dos irmãos" Mariana Boro / Divulgação
Tici e Talita levaram os filhotes para curtir o quarto compartilhado fotos de Mariana Boro / Divulgação
"Quarto dos irmãos"Mus que con dis. Esi plic vir i in pris inat viris. Mariana Boro / Divulgação
"Quarto dos irmãos" Mariana Boro / Divulgação

Comentários