Mais Lidas

Lavanderia nota dez

Confira orientações de especialista para deixar ambiente organizado e otimizado

Nichos verticais para guardar vassoura e tábua de passar são alternativa que otimiza o espaço
Nichos verticais para guardar vassoura e tábua de passar são alternativa que otimiza o espaço -

A lavanderia é um espaço essencial e muito utilizado, não importa o tamanho da moradia. Porém, em muitas delas, este costuma ser um ambiente bem apertado e limitado, que exige planejamento. Para ajudar na tarefa de organizar a lavanderia e evitar sufoco ao cuidar das roupas, o MEIA HORA pediu dicas a uma especialista, a arquiteta Fernanda Mendonça.

Segundo a arquiteta, o primeiro passo é pensar em quais itens são desejados e necessários na lavanderia. "Mas lembre que existem alguns itens básicos que toda lavanderia deve ter, como espaço para guardar materiais de limpeza, vassouras e tábua de passar, um tanque e uma máquina de lavar e, para completar, pelo menos um varal pequenino", afirma.

Também é preciso pensar na organização do espaço de acordo com as necessidades dos moradores. Por exemplo, se a área da lavanderia não tem tanta iluminação ou ventilação natural, é interessante colocar uma secadora de roupas. Com a instalação do eletrodoméstico, o planejamento do espaço é outro.

Bancadas

Pensando na organização, o morador pode investir em bancadas para otimizar o ambiente e ocupar espaços superiores. "Tanque embutido na bancada pode permitir o aproveitamento da área. Ao lado do tanque, pode ter um cantinho para apoiar e dobrar as roupas, assim como para apanhar algum produto de limpeza", indica Fernanda.

O planejamento também deve considerar o espaço reservado para a circulação de pessoas porque a o local destinado à maquina de lavar e à secadora precisa de pelo menos 60 centímetros na frente, para permitir retirar as roupas com tranquilidade.