Mais Lidas

Brilho da noite feliz

Confira dicas para enfeitar a casa sem gastar muito e deixar a casa pronta para o Natal

Luzes e enfeites brilhantes são tradição, mas objetos rústicos ajudam
Luzes e enfeites brilhantes são tradição, mas objetos rústicos ajudam -

A chegada de dezembro marca o começos dos preparativos para a o Natal. Nessa época, abrem-se espaços para enfeitar os cômodos com árvore de Natal, guirlandas, Papais Noéis, pisca-piscas e tudo que lembre a Noite Feliz. O MEIA HORA ouviu especialistas e reuniu dicas de como caprichar na decoração e deixá-la ainda mais especial.

A tendência este ano é usar enfeites rústicos, como cordas, madeiras e tecidos. "Mas é claro que o brilho também é sempre uma tendência. Pode-se misturar o brilho em itens dourados e prateados. Também é interessante apostar nas luzinhas e velas, que deixam o ambiente bem no clima. Já para os de gosto mais tradicional, o vermelho e o verde podem prevalecer na decoração", explica o arquiteto Rodrigo Amaral.

Um dos símbolos da festa a árvore de Natal não pode faltar. Mas o que fazer quando o ambiente é pequeno e não comporta uma árvore convencional? Os especialistas indicam outras formas de montagem para revolver o problema. "Uma árvore linda de patchwork pode substituir o quadro da parede e pronto, você a trouxe para dentro da sua casa. Um galho dentro de um vaso cheio de enfeites natalinos pode fazer às vezes da árvore de natal", indica a arquiteta Carina Pederzoli. Também é possível montar uma pequena árvore sobre uma mesinha ou em cima de outro móvel na sala.

Para quem não pretende gastar muito com a decoração neste fim de ano, há locais onde itens natalinos são vendidos a preços mais acessíveis, permitindo fazer a festa sem extrapolar na conta. "Você pode inovar nos detalhes mais simples e mais baratos, como laços de fita, capas de almofada, mantas de sofá e velas", sugere Rodrigo.

Criatividade

O centro de mesa é um item fácil de renovar a cada ano e, por isso, pode ajudar a fazer bonito sem gastar muito. Uma alternativa é transformá-lo simplesmente trocando a base. Usou aquela bandeja de madeira no ano passado? Troque pela de prata ou use uma boleira de vidro.

Para as guirlandas, é possível usar a criatividade e colocar a mão na massa. "Podem ser feitas de enfeites decorativos, utilizando um cabide em formato redondo e acrescentar plantas para dar um toque minimalista, com rolhas de vinho, papelaria e muito mais", ensina a arquiteta Cris Paola.

Para a ceia de Natal, uma boa dica é investir em porta-guardanapos, louças, toalha, panos de prato com temas decorativos e objetos, podendo seguir as cores tradicionais, como vermelho, verde ou dourado.

"Outra dica interessante e simples é encher copos de vinho com rolhas e para arrematar um laço vermelho ou verde no pé da taça e claro, outros objetos decorativos espalhados pela casa", sugere Cris.

Comentários