Mais Lidas

Tons pastéis em alta

Versáteis, as cores podem aparecer em acabamentos, almofadas e cortinas

Candy colors
Candy colors -

As candy colors, também conhecidas como tons pastéis, viraram tendência e estão em alta na decoração já faz um tempo. Elas parecem com a pigmentação do giz de lousa, com cores delicadas e suaves. Versáteis, podem compor muitos projetos por meio de pinturas, acabamentos e acessórios, como almofadas, cortinas, entre outros. Por reforçar a atmosfera delicada e suave, as nuances são muito bem empregadas em quartos de crianças e ambientes leves, mais românticos e femininos.

A tendência é ideal para quem gosta de cinza, já que a escolha pode ser alinhada com um tom diferente e leve. Por isso, a base neutra é sempre um coringa para a decoração, pois a partir dela é possível criar vários estilos e composições. 

Entretanto, o morador não precisa combinar só com o cinza. Não existe uma regra para o uso dessas cores. "Gosto muito de trabalhar as candy colors nos detalhes, como em uma poltrona ou mesinha, que vai muito bem com uma sofá neutro, por exemplo", conta a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Cuidados

Há um detalhe para não errar com os tons pastéis. E o maior deles é deixar o ambiente infantilizado, remetendo a um quartinho de bebê, por exemplo. Segundo os especialistas, é muito normal ver ambientes infantis com esses tons, mas se a composição for correta, a paleta pode estar em qualquer cômodo.

Propostas para ambientes

A dica dos especialistas é sempre fazer o exercício de consultar o círculo cromático e entender as cores que se complementam e contrastam. "Assim é possível seguir por dois caminhos de composição: aproximação ou contraste", revela a arquiteta Erika Mello.

Na foto ao lado, o sofá foi escolhido para ser o elemento de destaque da sala, em um tom de azul claro, dentro da paleta de candy colors, e as almofadas seguem a proposta.

Já no quarto de uma adolescente, há o predomínio do estilo romântico com tons delicados de azul e verde mesclados ao rosa do papel de parede.

Candy colors EderLizier
Candy colors fotos Divulgação
Candy colors podem aparecer em diversos cômodos da residência Divulgação