Mais Lidas

Novas possibilidades

Para lares pequenos, especialistas indicam criação de home office em diversos espaços

Escritório pode ser criado em ambientes como este da imagem, que foi feito em um pedaço do rack da sala
Escritório pode ser criado em ambientes como este da imagem, que foi feito em um pedaço do rack da sala -

Versatilidade é a palavra-chave quando se pensa em decorar um lar. Ainda mais na hora de montar um espaço para home office. Não necessariamente é preciso ter um cômodo da casa dedicado especialmente para exercer as atividades profissionais. Pensando nisso, especialistas reuniram dicas para ajudar a criar esse cantinho super necessário dentro de casa.

"Com um projeto bem pensado, podemos eleger um cantinho para ser transformado em um escritório prático, charmoso e que transmita a concentração importante para trabalhar. Basta escolher os móveis certos para cada ambiente", explica a arquiteta Fernanda Angelo.

Para os dias corridos, um escritório montado dentro do quarto ou closet, por exemplo, pode ser muito prático. Porém, é necessário ter a preocupação com a circulação do ambiente e considerar um espaço de pelo menos 78 cm entre as peças. "Assim, quando não estiver trabalhando, a moradora pode utilizar o móvel como uma penteadeira", conta a designer de interiores Elisa Meirelles.

Nem sempre a residência possui espaço suficiente para montar o home office ou há espaço dentro do quarto. Nessas situações é preciso ter criatividade para pensar em soluções funcionais.

Por isso, os moradores podem investir em um pedaço do rack para criar um escritório. Especialistas indicam a colocação de um gaveteiro para não misturar itens do escritório com outras peças da sala.

As crianças também podem ter o seu cantinho especial no lar. No quarto é importante reservar um local para estudos. Um painel de madeira pode complementar a escrivaninha e a cama, delimitando o pequeno espaço.