Mais Lidas

Feira de artesanato reúne expositores que optaram por investir na modalidade como fonte de renda

Patchwork Design + Arte Natal terá peças de quem apostou na arte como renda

Feira reunirá expositores de produtos de decoração, bonecas, moda, cama, mesa, artigos infantis e acessórios além de oferecer oficinas para confeccionar itens feitos à mão
Feira reunirá expositores de produtos de decoração, bonecas, moda, cama, mesa, artigos infantis e acessórios além de oferecer oficinas para confeccionar itens feitos à mão -

Rio - A crise econômica abre cada vez mais espaço para um mercado que se encontra em expansão: o artesanato. Para quem foi demitido e não conseguiu se recolocar, os trabalhos manuais passaram a ser uma possibilidade de renda. Segundos dados do Sistema de Informação Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), entre os estados brasileiros, o Rio foi o que teve crescimento mais expressivo, chegando a 176,7% nos últimos três anos. Em 2016 eram 4.957 cadastrados e hoje são 13.719 artesãos inscritos. Uma das possibilidades para expor os trabalhos é a feira Patchwork Design Arte Natal, que nesta edição já terá decoração de Natal. O evento será entre de 6 a 9 de novembro, no Clube Monte Líbano, no Leblon. 

Uma das expositoras é Midiam Ganimi, de 58 anos, que resolveu apostar nos artigos natalinos para empreender, há cerca de 18 anos. "Comecei a fazer peças de Natal para vender com uma sócia, mas, ao longo do caminho, decidimos melhor cada uma seguir seu rumo. Continuei neste caminho e vi uma oportunidade em fazer peças para alugar em vez de vender", conta. 

Assim, a designer criou a empresa Midiam Dekor Natal, de aluguel de itens natalinos, mas ela também produz peças para vender. Entre os itens estão guirlandas, árvores e enfeites de mesa. Midiam leva a árvore, monta na data marcada e desmonta, seja para prédios comerciais ou para residências. "A pessoa não se preocupa em ter lugar para guardar e não gasta uma grana maior comprando as peças. Além disso, há a possibilidade de a cada ano ter uma decoração diferente em casa", explica.

Crescimento de 10% 

O evento vai reunir expositores com produtos de decoração, bonecas, moda, cama, mesa, artigos infantis e acessórios. "Na crise o artesanato ganha força. O artesanato passa a ser trabalhado como fonte extra de renda ou até mesmo como principal", afirma Zeca Medeiros, coordenador da feira. Em 2018 a organização do evento teve um faturamento de R$ 4 milhões, 7% a mais do que no ano anterior. E este ano espera um crescimento de 10%.

Além dos produtos, a feira vai oferecer oficinas de artesanato para quem quiser aprender a elaborar confeccionar produtos, como enfeites natalinos. "Para quem quer começar, as oficinas são uma boa dica para aprender a fazer objetos práticos de uma forma bem fácil, que podem gerar renda ou ser uma opção de um presente bonito e barato", orienta Zeca.

 

Feira reunirá expositores de produtos de decoração, bonecas, moda, cama, mesa, artigos infantis e acessórios além de oferecer oficinas para confeccionar itens feitos à mão Divulgação
Midiam, de 58 anos, criou empresa para vender e alugar itens natalinos Arquivo pessoal
Rochelle, de 44 anos, resolveu apostar na confecção de bonecas de pano para enfrentar depressão Arquivo pessoal