Mais Lidas

Cuidados especiais

Arquitetos orientam sobre como ter um lar seguro e planejado para os idosos

Para evitar acidentes em casa, a cama deve ser personalizada para o morador idoso
Para evitar acidentes em casa, a cama deve ser personalizada para o morador idoso -

Amanhã, dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Idoso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as previsões apontam que em 2031 o número de idosos no país deve alcançar a marca de 43,2 milhões. E com as pessoas da terceira idade existem cuidados a serem tomados em todos os lugares. Dentro de casa, é essencial seguir orientações específicas para que a segurança e a praticidade possam estar presentes.

Assim, a primeira orientação vem relacionada aos problemas de visão que costumam ser comuns nessa fase da vida. Desta maneira, uma casa com ampla entrada de luz natural facilita a vida do morador. "Portas e janelas devem ser generosas para oferecerem o máximo de luz solar dentro da residência", explica a arquiteta Erika Mello.

Além da iluminação, o ideal é que as portas disponham de largura suficiente para a passagem do idoso, com auxílio de andador ou cadeira de rodas, por exemplo. A orientação é sempre considerar um espaço de 90 centímetros e, caso não seja possível, não se deve considerar menos que 80 centímetros.

A arquiteta indica também a instalação de pontos de luz nos corredores e locais de circulação intensa. Essa cautela evita quedas e batidas inesperadas.

Também é preciso evitar desníveis, mesmo em pequenas escalas. Quando não houver a possibilidade de deixar todos os ambientes nivelados, é importante pensar em sinalização indicativa para destacar a diferença ou considerar a colocação de uma rampa.

No caso de escadas, a arquiteta Pati Cillo recomenda que a execução considere o assentamento de piso antiderrapante e a instalação de corrimão com altura de 90 centímetros.